Três lixeiras da rua Brasil, principal rua de Catanduva, foram alvo de vandalismo na madrugada da última segunda-feira, 29 de abril. As tampas dos equipamentos foram arrancadas e um deles chegou a ser retirado do poste onde estava afixado. Instaladas recentemente, as lixeiras são necessárias para a limpeza da cidade.
De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, os novos dispositivos foram instalados em janeiro. O setor informa que esta não é a primeira vez que as lixeiras são alvos de vandalismo. As ocorrências são frequentes e, muitas vezes, o lixo reservado para posterior coleta é jogado no chão.
“A educação ambiental é o primeiro passo para vivermos num espaço limpo e harmônico, com foco na preservação das espécies e na qualidade de vida. Cabe a cada um de nós o exercício da cidadania e do respeito ao próximo, inclusive no que diz respeito à limpeza”, diz a chefe de divisão de limpeza urbana, Daniela Amaral.
As lixeiras são a destinação correta e mais adequada para os resíduos de uso comum em ambiente aberto, como papéis, plásticos, copos e sacolas. Nelas, estão estampadas frases com foco na conscientização sobre o descarte correto de lixo, incentivando a população a contribuir com a limpeza da cidade.
Apesar da situação, a proposta do setor é dobrar o número de recipientes no município; atualmente, são 200 instalados.
Fonte: Assessoria/Prefeitura